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Archive for setembro \25\UTC 2013

Como planificar o treino?

Constantemente me perguntam sobre treino e planificação, como fazer, o que fazer, período, séries, etc. Portanto, resolvi escrever um resumo passo a passo de como planificar ou pelo menos organizar seu treino.

A primera coisa a se fazer é perguntar a si mesmo se realmente você quer treinar e “firmar” esse compromisso com você mesmo e tudo o que ele implica, horas de treino, pele dolorida, alguma dor muscular, cansaço geral, etc. Não se banaliza uma planilha de treino. A coisa mais comum que vejo é alguns treinarem a metade da primeira semana, 2 dias da segunda e reclamar porque não consegui terminar a terceira. O treino não é um “status” social em meio a comunidade escaladora, é apenas uma forma de organizar para otimizar sua energia x desempenho, e só se pode avançar um passo depois de outro.

No campus com Patxi Usobiaga, Campeão Mundial 2009

No campus com Patxi Usobiaga, Campeão Mundial 2009

Para fechar esse compromisso, pense objetivamente em uma data e um objetivo, por ex, tal viagem daqui a 2 meses que quero mandar tal grau, ou tal campeonato, tal data que pegar tal colocação, etc. Agora começa a parte crítica, sair gastando energia no muro não é garantia de ficar mais forte. Agora temos que ser auto-crítico ou mesmo ouvir críticas de outros.

Cada escalador tem suas características, virtudes e defeitos, de forma geral devemos dar mais atenção aos aspectos que mais nos limitam, eu, por exemplo, sempre me dei bem em dinâmicos e sou muito ruím em pinça e naturalmente adoro dinâmicos e odeio as pinças, mas treino pouco o que eu gosto e muito o que não gosto, se quero escalar bem devo procurar o equilíbrio na minha escalada, no meu desempenho. Alguns tem mais resistência que força e vice-versa. Seja um crítico e sincero e dê atenção a esses exercícios.

“De barriga cheia é facil passar fome”, esse ditado diz muito sobre a motivação do treino. No primeiro dia achamos que podemos fazer tudo e todos os dias, DEVAGAR E SEMPRE, é um truque simples e básico para manter o foco do treino planejado. Cansaço muscular, cansaço geral, falta concentração e pele destruída, com apenas 1 desses itens antes de começar o aquecimento, seu treino já será anulado.

Já propriamente planificando, te pergunto: quais dias e qual o horário do seu treino? Disponibilidade à parte, cada um tem sua adaptação, já vi atletas que pegam pódio do mundial que treinam mais de 40 horas semanais e conheci atletas que também pegam pódio no mundial que treinam 10 a 12 horas semanais, cada um tem seu modo, eu aconselho ir devagar e aos poucos ir desenvolvendo um bom ritmo de treino.

Quando planificamos, primeiramente pensamos da forma “MACRO” para a “MICRO”, ou seja, pensando em, por exemplo, 8 semanas, deixe o que tiver mais volume e menos intensidade para as primeiras semanas que progressivamente se inverte ou ponto que nas últimas semanas o volume tenha diminuído bem, mas a intensidade tenha aumentado consideravelmente. (Volume, basicamente é o número de movimentos, seja onde e qual for. Intensidade é o quão difícil é aquele movimento/série. Volume e intensidade estão sempre inversamente proporcionais).

Boulders na 90 graus (c. Brisiguelo)

Boulders na 90 graus (C. Brisiguelo)

Tenha em mente que, de uma forma geral, a resistência demora muito pra ganhar, mas também não vai embora tão rápido. A força vem mais rápido, mas se perde mais rápido.

Os exercícios e séries dependem muitíssimo de cada um, da fase, do lugar de treino, etc. Por ex. Volume (ou resistência) pode  ser feito em travessias, vias, etc. A intensidade (ou a força) pode ser dada com séries de boulder, campus, finger, etc. Seja um período de mais volume, um misto ou um período de intensidade, exercícios de resistência e de força sempre se cruzam e se bem complementam. Mas tente criar uma característica física daquela semana (semana de força, resistencia, etc), mas sempre focado na forma “macro” de ir diminuindo o volume e aumentar a intensidade chegando perto do objetivo.

O dia de treino é a unidade de um treinamento, onde juntos formam um bloco de treino (de uma semana) que por sua vez, juntos, formam aquela planilha de algumas semanas (que pode formar parte de um grande ciclo de 4 a 6 meses, mas a partir deste tempo é praticamente impossível planejar previamente, já que os planos dependem dos resultados do treino que ainda está em andamento)

Voltando a unidade de treino, que é de 1 dia, tente colocar o que tem de mais intenso no começo e ir deixando o que tem menos intenso para o final. Por exemplo, as séries de finger ou campus, devem ser realizadas antes das séries de 30movs e antes das séries de 50movs. Mas claro, sempre depois de um bom aquecimento.

Ahh, na semana do “evento”, pegue leve, mantenha a intensidade, mas descanse bem entre as séries e chegue bem descansado. A sensação que se tem nos dias prévios é quase de um “destreinamento”.

Bons treinos!

 

 

 

 

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Rock Master 2013

Segunda feira pós Rock Master, até dá uma “tristeza” ver a cidade vazia, acabou o espetáculo. Este ano algumas coisas mudaram, muitas coisas boas e, algumas ruins.

Dificuldade, velocidade, boulder, paraclimbing e o duelo, todas com suas características e seus atletas especialistas. Nas vias, na minha opinião, foi o ponto alto de todo o Rock Master. Cada um dos 8 finalistas trabalharam por 20min a via final graduada em 9A (11C BR) e 4 horas depois começava a grande final. Ramon Julian, (Ramonet), foi o último a entrar, quando eu o vi trabalhando a via pela tarde, duvidei muito que ele pudesse encadenar aquela via, alguns movimentos ele não consegui isolar e se puxou na corda e nem deu tempo de ver todos os 65 movimentos, mas todos fizeram no limite cada movimento enquanto trabalhavam.

Mina na Via Final

Mina na Via Final

Ramonet (ESP) foi o único a encadenar a via, ficando 23 agarras na frente de Jakob Schubert (AUT) e 33 do jovem Domen Skofic (SLO), e com seus 1,59m teve que se esticar muito e regletar saliências do muro em movimentos que outros caiam, chegando na última agarra ainda teve que lutar com o arrasto da corda pra costurar a última, Ramonet foi aplaudido em pé pelo público por muito tempo. Entre as mulheres, Mina Markovic (SLO) mostrou que seus fortes treinos rendem resultado (como ela mesmo disse), chegando a 1 agarra do TOP, seguida por Jain Kim (KOR) e Akiyo Noguchi (JAP).

Nos boulder, mudanças de última hora fez perder um pouco de brilho. Como foi televisionado ao vivo, em rede nacional, o campeonato sofreu alguma alterações de horário e formato. Ruim pro atletas, pro público e até mesmo pro Route Setter que teve que se adaptar de última hora à mudança.

O que era pra ser uma semi-final e uma final se tornou uma coisa só. 4 boulders trabalhados, onde cada um tinha 3 tentativas e os 2 ou 3 piores eram cortados do próximo boulder, e assim só restavam 3 a 5 escaladores no boulder final..um pouco estranho, ainda mais vendo o route setter colocando um pé  a mais em meio as tentativas. O preço que se paga por ser televisionado, mas garanto que quem assistiu pela TV entendeu menos que nós ali presente.

Então bora treinar e preparar pra próxima.

ABS

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Dia quente e a cidade em festa, começou hoje o Arco Rock Master. Primeiro dia do evento, onde tivemos somente as eliminatórias de dificuldade. Já ontem, na reunião técnica, a organização decidiu trocar o que seria eliminatória flash para à vista, o que tornou o dia mais longo, porque fizeram todos escalar uma via pela manhã, depois outro isolamento e outra via pela tarde.

Via 1

Via 1

 

Na primeira via escalei bem, em um bom ritmo, uma via mais fluida, mas em um movimento bruto não tive o que fazer, atualmente me falta o “power”! rs. Nessa primeira via fiquei em 18. por ficar uma semana sem escalar senti o braço tijolar muito rápido, fiz até uma sessão de gelo depois pra amenizar um pouco pra segunda via à tarde.

Na segunda via, em outro muro, me sentia melhor, apesar de ser uma via mais difícil, lenta, travada e delicada, fui me encaixando, administrei bem e terminei a via em 12, e no geral da classificação em 14.

Satisfeito, não esperava muito, apenas a honra de estar em um Arco Rock Master.

O evento segue até domingo com competições de para-climbing, boulder, velocidade e dificuldade.

Abraços!

(Meus vizinhos disseram que querem ler meu blog mas não conseguem)

Una giornata calda e la città in festa! Primo giorno del Arco Rock Master! Ieri ci hanno detto che oggi la qualificazione sarebbe on sight e no flash come avevano detto prima, lo che ha diventato una giornata più lunga, perché abbiamo arrampicato primo alla mattina e poi al pomeriggio.

Via 1

Via 1

Sul primo tiro ho arrampicato bene, però sono arrivato a un passo duro che non ho potuto fare niente. Ho finito il primo tiro in 18. posto Adesso mi manca troppa potenza, anche ho sentito pieno subito tra pochi movimenti, forse per avere arrampicato praticamente nullo nella settimana scorsa.

Sulla seconda via, un tiro più delicato e forse più duro, per arrampicare piano, e occhio con i piedi in ogni passo. Ho arrampicato meglio, ho finito questo tiro nel 12 posto e en 14 en generale del OPEN.

Bene, sono soddisfatto di avere gareggiato nella gara più grande e tradizionale del mondo. Fino alla domenica abbiamo un sacco di gara, para-climbing, velocità, boulder e corda.

Ci vediamo!

 

 

 

Via 2

Via 2

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Arco Rock Master

Essa quinta-feira começa a 27a edição Arco Rock Master, o campeonato mais tradicional e antigo do mundo. Lendas como Wolfgang Gullich, Stefan Glowacs, Patrick Edlinger, François Legrand, Lin Hill e muitos outros já participaram e só de participar, pra mim já é uma grande honra!

Desde sua origem, em 1986, o campeonato sempre foi só para convidados, (normalmente os 20 primeiros do ranking mundial), mas desde o ano passado eles mudaram o formato pra dar chance à todos, funciona assim:

O grande espetáculo das finais

O grande espetáculo das finais

São 8 convidados pela organização que entram diretamente na semi-final, no sábado de manhã. No OPEN, ou eliminatórias, que será na quinta-feira, serão disputadas apenas 4 vagas, (de forma bem acirrada) que com os convidados completam os 12 semi-finalistas, destes, passam 8 para grande final sábado à noite!

O OPEN terá duas vias flash, sem isolamento (formato IFSC), a semi-final será no modo à vista (on sight), e a final será trabalhada! Cada finalista, pela tarde, antes da final, terá 10 ou 15minutos pra trabalhar a via como quiser,(será dito exataente na reunião técnica na quarta-feira). E à noite tem o espetáculo dos finalistas.

Domingo tem o tradicional “Duelo” com os finalistas, uma mistura de dificuldade e velocidade. Já com um clima bem mais “tranquilo”, os finalistas se se desafiam pra ver quem escala mais rápido um 7C+ (9Bbr)

Se quiser saber mais sobra o festival, entre no site oficial: http://www.rockmasterfestival.com/2013/index.php

Ou uma galeria de fotos das primeiras edições, muito interessante:

http://www.arco2011.it/index.php/info/rock-master-la-piu-antica-gara-dellarrampicata/#

Estou muito feliz de participar desse clássico evento!

Nos vemos lá!

ABRAÇOS!

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